segunda-feira, novembro 6

THE BOY WITH THE THORN IN HIS SIDE

Eu parei de curtir e comprar discos de rock mais ou menos em 77, por coincidência o ano em que Elvis morreu, embora uma coisa não tenha nada a ver com a outra. Eu cheguei até a ter, em sociedade com um amigo, um som de aluguel para festas, as quais aconteciam ao sabor de Deep Purple, Pink Floyd, Kiss, Sweet, Led Zeppelin, Creedence, e claro, Beatles e Rolling Stones. Inclusive o nome da nossa pequena empresa era Mouth Som (evite dizer com a boca cheia de farinha), e o logotipo era, vejam só que original, o mesmo da Rolling Stones, a bocarra vermelha de Mick Jagger, a qual eu era o encarregado de pintar em grandes painéis com tinta florescente pra brilhar na luz negra. Mas veio o Bee Gees com John Travolta e cortou o nosso barato, agora sim, uma coisa tem a ver com a outra, e a partir daí eu comecei a me enfurnar cada vez mais na música erudita. Quase trinta anos de hibernação depois, sou descongelado das geleiras do Himalaia, e, por um emaranhado de circunstâncias mil já conhecidas do grande público deste blog, eis que ressurjo, como um highlander, de novo animando festas com músicas exatamente das mesmas bandas, só que desta feita como cantor. Não deixa de ser um upgrade.

Mas o que diabo aconteceu com o rock nos anos 80 e 90? Quase nada. Acrescentou-se ao mundo do rock apenas mais duas bandas: uma de rock pesado e outra de rock leve. Ambas se subdividiram em uma miríade de clones idênticos, como amebas, e disso não passou. Ninguém consegue, a ouvido nu, distinguir Metallica da Megadeth, ou a Gravedigger da Helloween. Ou, no caso das leves, distinguir a The Cure da The Smiths, Men At Work da U-2 (exceto quando Bono Vox canta “Helter Skelter” dos Beatles :P), ou a Oasis da Coldplay. As minhas leitoras twenty e thirtysomething, que me lêem escandalizadas, podem até achar um ou outro integrante de uma banda mais bonitinho, mas musicalmente falando, são caminhões de japoneses. Não é à toa que a meninada está voltando pros anos 70. Um paralelepípedo, por mais surdo que seja, jamais vai confundir Beatles com Rolling Stones, ou Pink Floyd com Creedence. Pode-se até não gostar das bandas (eu por exemplo não exatamente morro de amores pela Rolling Stones, salvo uma meia dúzia de pérolas), mas não se pode negar que tenham personalidade e identidade.

Esse post veio a propósito de, sábado último, eu ter ido a um show da Gulliver , banda cover de rock leve dos anos 80 e 90, da qual Mário, o batera thirtysomething da Capitão Gancho, é o vocalista, e a qual eu apelidei maliciosamente de “Coldgay”. A banda é ótima, Mário está cada vez melhor no vocal, os backvocals são passáveis, enfim, um som afinado e redondo, ou seja, eles tocam exatamente igual às bandas originais, que é o que melhor pode se esperar de uma banda cover. Mas as músicas iam se sucedendo e nada do estilo mudar. Era sempre a mesma guitarra tímida com solos minúsculos, um baixo contínuo e melancólico, acompanhado de uma bateria seca e previsível. Aliás, por falar em guitarra, símbolo máximo do rock, a impressão que dava é que se as guitarras dessem pane (sim, eram duas, base e solo), e ficasse só o vocal e o baixo com a bateria, ninguém iria notar a diferença. E pra que tanta depressão e melancolia, meu Deus? Esses caras não ficam alegres nunca? E nem com raiva? Até as fotos dessas bandas mostram sempre uns caras magros e pálidos, olheiras profundas, vestidos de preto, com uma expressão vazia e perplexa de quem acabou de levar um pé na bunda. Mas isso é bem a cara dos anos 80, cujo espírito entrou pelos 90. Como bem dizia aquele rockinho nacional: “Não vai dar, assim não vai dar, como é que eu vou crescer sem ter com que me rebelar?”

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eita, Mário cantor??? Hahaha Será que as fãs podem tocar nele com a roupa do dia? hihihi

10:34 PM, novembro 06, 2006  
Blogger Blogart said...

HAHAHAHAHAHAHA!!! Pode, mas depois ele vai pra UTI do Santa Joana se desinfetar!

7:12 PM, novembro 08, 2006  
Blogger Mandrey said...

Não entendo P.N. de Rock in Roll. Ainda assim, adorei o texto, MEU ÍDOLO!

10:22 AM, novembro 14, 2006  
Blogger Blogart said...

Nota-se que não entendes P.N. de Rock AND Roll...

2:27 PM, novembro 16, 2006  
Blogger Mandrey said...

Ah, feladap..! não corrija os INgnorantes!

4:14 PM, novembro 17, 2006  

Postar um comentário

<< Home