quinta-feira, novembro 23

BODY AND SOUL

A força de uma idéia que atravessa os séculos. A menina morreu de puro platonismo, platonismo de Platão mesmo, da própria fruta, fonte original, direto da fábrica ao consumidor. Anorexia é só o nome científico-burocrático. É provável que, entre uma checada na balança e uma olhada na revista Caras, ela nunca tenha lido Platão, mas a idéia de dicotomia entre corpo e alma subsiste eternamente, infiltrado nas entranhas do nosso subconsciente através da teologia cristã, que bebeu e se embriagou nos gregos. Chegamos ao cúmulo do absurdo nas querelas teológicas da Idade Média, onde se pretendia calcular quantas almas poderiam caber na cabeça de um alfinete e qual era o sexo dos anjos, daí a expressão que significa discussões inúteis. Os judeus (com a sugestiva exceção dos fariseus) nunca tiveram esse problema, eles simplesmente não criam em vida pós-morte, daí nos Dez Mandamentos o castigo de quebrá-los ser aplicado nos filhos dos infratores até a terceira ou quarta geração, e não em uma sobrevida espiritual. Voltaire dizia que temos que nos conformar em não poder entender o que é a alma, porque que quando estamos com fome as idéias nos vão faltando, e quando nos alimentamos, elas voltam. A menina pensou que poderia viver, no caso literalmente, só de beleza, alimentos eram apenas um estorvo e um atraso de vida, um mero empecilho no caminho da sublimação estética total e radical. Morreu de involuntário equívoco filosófico.



P.S.:Fiz uma charge sobre isso que era uma modelo magérrima segurando um frango assado numa mão e um crânio a la Hamlet na outra, e pensando: -Comer ou não comer, eis a questão.
O editor geral e o chefe de redação já tinham ido embora e o editor da primeira página ficou com receio de causar alguma polêmica e sobrar pra ele, no caso, o lado mais fraco. Me pediu pra dar uma mãozinha pra ele e bolar outra charge, qualquer uma, por exemplo, faz aí uma com o Náutico. Eu fiz. Passaram o dia todo mandando e-mails e ligando pra redação, enchendo o meu saco, do chefe de redação e do editor-geral.

3 Comments:

Blogger Mandrey said...

O melhor nisso tudo é a continuidade (brilhante)com o texto anterior. Retiro, portanto, o que disse no comentário de outrora (e recoloco-o, novamente, no pódio onde figuram meus ídolos, lado a lado com o saudoso Vovô Ary). Ah, só mais uma ironia do destino: tu, que é chargista e escreve melhor que um repórter, receberás em breve o troco de um repórter que fez uma charge para o Papa-Figo. Aguarde e confie!

1:19 PM, novembro 24, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Vim aqui só pra perguntar se já ouviu o cd LOVE, trilha do Cirque du SOleil só com Beatles remaster??????? Se não, corra.

Maravilhoso.
Estou apaixonada novamente pelas 4 franjas de Liverpool.

Beso*

p.s.: Promo da GOL recomeça hoje de noite. Tentemos a sorte!

2:27 PM, novembro 24, 2006  
Blogger Blogart said...

Essa eu quero ver, Mandra!

Não, Mardy, ainda não vi isso, tou sabendo agora.

6:43 PM, novembro 24, 2006  

Postar um comentário

<< Home