quarta-feira, agosto 23

EM SE PLANTANDO TUDO DEU

Como dizia Machado de Assis, a hipocrisia é o cimento da sociedade; se as pessoas dissessem o que realmente pensam umas das outras, a humanidade não passaria das primeiras tribos. Esse é o lado "bom" da hipocrisia, também conhecido como diplomacia. O lado mau é esse no qual vamos mergulhar dentro de mais alguns dias quando formos votar, que é achar que os políticos são maus e o povo é bom. Acontece que os políticos não desceram de Marte num disco voador, de paletó e gravata aterrisando direto em Brasília, já munidos de máscara, gazua e pé-de-cabra. É muito simplório dizer meramente que os políticos são corruptos, e fim de papo. Todos eles são pessoas, indivíduos brasileiros que saíram do meio do povo brasileiro. O brasileiro é que tem uma ética frágil. Quem suborna o guarda de trânsito com 20 reais pra se livrar de uma multa de 200 reais não pode reclamar da corrução. Quem acha ótimo e muito natural uma virada de mesa na CBF pra favorecer uma subida de divisão do seu time não pode reclamar da corrução. A torcida comemora essas pilantragens, em vez de exigir que o seu time volte pro campo e ganhe de verdade no peito e na raça. Todo brasileiro acha esplêndido que o juiz roube, contanto que seja para o seu time. Portanto, por que o político não acharia esplêndido roubar, contanto que seja para o seu partido ou para si próprio? Millôr diz que "negociata é um bom negócio para o qual não fui chamado". Rui Barbosa já dizia há mais de meio século que de tanto ver triunfar as injustiças nós acabamos tendo vergonha de ser honestos.

É uma ficção ridícula achar que Lula está na frente das pesquisas porque o populacho humilde e analfabeto acredita que ele não estava envolvido nos escândalos do partido dele. Estão confundindo cultura com ética. É só ir à uma feira de verduras qualquer e tente enganar um verdureiro na hora de pagar a cebola. Por mais analfabeto que ele seja, você não vai conseguir. Ou experimente "fazer mal" a uma filha ou irmã de um operário da construção. Vai levar uma tijolada na cabeça, no mínimo. Essa idéia de massa-povo amorfa e impessoal, que nada julga e nada condena, é uma quimera delirante. Lula está na frente das pesquisas porque subornou o populacho humilde com gorjetas do tipo "Bolsa-Família", "Bolsa-Escola", bolsa-isso e bolsa-aquilo, e o populacho humilde, que não é besta nem nada, tá pouco se lixando se Lula sabia ou deixava de saber do mar de lama que submergiu o Planalto, desde que o dinheirinho pingue lá no Banco do Brasil no final do mês. Outra vez, o juiz pode roubar à vontade, contanto que seja para o nosso time.

7 Comments:

Blogger Mandrey said...

E, num ponto de ônibus entre os bairros do Cordeiro e Torre, dois aposentados inocentavam Fernando Collor de Melo com a seguinte frase-explicação: "Quem tá lá em cima tem mais é que roubar mesmo. Se fosse eu, roubava também". Essa é famosa "sabedoria popular" que cumpre rigorosamente a lei...de Gérson.

12:52 PM, agosto 23, 2006  
Blogger Blogart said...

Olhaí, tá vendo?

5:27 PM, agosto 23, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Porra, depois do orkut reafirmar q sou tua fã virou banal. né?
Fazer o q, se qdo tu abre a boca sinetiza o q eu canso de repetir enquanto os outros me olham sem querer entender?
Foda uma coisa dessas!
Continuo sendo tua fã, Manchado! ;)

11:56 PM, agosto 24, 2006  
Blogger Blogart said...

Brigadu, Liliketxi! A recíproca é verdadeira!

8:31 PM, agosto 25, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Tu diz TUDO que a gente SABE que DEVIA DIZER e não nasceu Miguel pra tanto!
Concordo com a parêia ali de cima que é foda uma coisa dessas!Principalmente se tu é fruto da foda anterior e saiu burra feito uma pedra em rim de gay!
Pra ressuscitar minha débil e indócil auto-estima, dê-me a correção desse "explêndido": upelo menos de "ex" eu entendo pouco mais do que tu, né? >:-(
Esplendoroso e inolvidável texto!:-)

10:11 PM, agosto 25, 2006  
Anonymous Anônimo said...

ps = 19ª linha do 1º parágrafo, ok? :-)

10:15 PM, agosto 25, 2006  
Blogger Blogart said...

Explendid! Tinha dois, e eu só tinha corrigido um...

1:36 AM, agosto 30, 2006  

Postar um comentário

<< Home