sábado, setembro 9

THROUGH THE LOOKING GLASS

NAÇÕES UNIDAS (Agência Reuters) - A cada ano, o mundo tem mais mortes por suicídios do que por guerras e homicídios juntos, mas a maioria dos casos poderia ser evitada, disseram dois especialistas internacionais na sexta-feira.
Entre 20 milhões e 60 milhões de pessoas tentam se matar a cada ano, mas apenas cerca de 1 milhão consegue, segundo José Manoel Bertolote, do setor de saúde mental da Organização Mundial da Saúde em Genebra.
Os suicidas normalmente "estão em situações trágicas, nas quais poderiam ter sido ajudados", segundo Brian Mishara, presidente da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, que funciona em Gondrin, França.
Os dois especialistas falaram a jornalistas durante um seminário da ONU que marca o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, no próximo domingo.
As taxas de suicídio poderiam ser reduzidas se os países limitassem o acesso a pesticidas, armas e medicamentos e se dessem melhor tratamento a vítimas da depressão, alcoolismo e esquizofrenia, segundo Mishara.
Cerca de um terço de todos os suicídios no mundo são causados por pesticidas, segundo Bertolote.
Dentistas, veterinários e médicos estão particularmente vulneráveis --não por causa do estresse da profissão, mas por terem acesso a compostos letais e por saberem como usá-los, segundo Bertolote.
Pessoas que perdem o emprego abruptamente são mais propensas a se matarem do que as pessoas que passam longos períodos em condições sociais difíceis, de acordo com ele.
Além disso, pessoas que vivem em países onde a tentativa de suicídio é crime, como Cingapura, Líbano e Índia, são menos propensas a buscarem ajuda caso tenham pensamentos suicidas, por medo de serem punidas pelo governo, segundo Mishara.
"Essas leis não parecem ter um efeito dissuasivo, pelo contrário, dificultam que as pessoas se apresentem para receber ajuda," afirmou.

Ao que Alice, olhando através do espelho, diria:
-Não deixa de ser uma notícia consoladora, pois as pessoas tentam mais morrer espontaneamente do que são forçadas a contragosto. Afinal de contas, a humanidade até que não é tão má assim.

É, concordo.

2 Comments:

Blogger Mandrey said...

Eu me suicido diariamente no Laça Burguer, MacDonald's, fazendo feira no Bompreço ou bebendo Cachaça. Também, não é pra menos, vivo com a corda no pescoço!!!

11:53 AM, setembro 11, 2006  
Blogger Blogart said...

UM SUICÍDIO DESSE, ATÉ EU!

7:21 AM, setembro 12, 2006  

Postar um comentário

<< Home