quarta-feira, agosto 30

AREZZO-DE-FESTA

De vez em quando me dá uns lapsos de memória quando vou escrever alguma palavra usada com menos freqüência, mais ou menos como me esqueço do nome das pessoas com as quais convivo só nos fins de semana. Ainda outro dia fui escrever "admirar" e me deu um branco: é "admirar" ou "adimirar"? Um amigo meu dizia que se estiver em dúvida como se escreve seiscentos, é melhor passar dois cheques de trezentos. Mas aí também era desaforo, e até porque achar um substituto para "admirar" ia dar mais trabalho do que checar a grafia correta. Fui no nosso grande amigo Google e escrevi "adimirar" (que era a versão que me parecia mais mobral) e ele me sugeriu gentilmente "você não quer dizer 'admirar'?" Valeu, Guga, a idéia era essa! Já ia voltar alegremente pro meu e-mail, mas os olhos, sempre mais rápidos do que o mouse, pousaram numa frase de chamada de uma página que dizia alguma coisa como "mulheres acompanhadas de outros homens são mais admiradas...". Curiosidade mantém o gato vivo, fui lá cascavilhar. Tratava-se de uma seção feminina do site Terra, devidamente decorada de rosa e lilás, que dava dicas em geral às mulheres, e desta feita ensinava que elas devem chegar nos lugares acompanhadas de outros homens, se querem ser admiradas pelos homens que lá já estão. O texto, evidentemente escrito por uma também mulher, continuava dizendo que, na presença de outros homens, a mulher libera e acentua a sua feminilidade, além de ser um chamariz de paqueras, porque os outros homens que lá já estejam vão querer saber que mulher é essa tão interessante que tem tantos homens ao redor dela. Achei encantador. A fina flor da canalhice feminina. Isso explica muito convite absurdo que tenho recebido. Não que eu seja tão ingênuo a ponto de não estar ciente desse papel acessório que os homens às vezes desempenham, temos cá entre nós até um nome para isso: arroz. Ou seja, ele não é o prato principal, serve só para acompanhar:
"- Olha aquela gata ali; sim, mas ela está acompanhada; que nada, aquele cara tá ali só de arroz.".
Ou ainda:
"-Não vai dar, eu fiquei de ir com fulaninha pra tal canto, mas não tá rolando nada, eu vou só de arroz."
O que eu fiquei admirado foi de o conceito estar ali exposto assim aos quatro ventos para quem quisesse ver, registrado e catalogado com todas as letras, com se fosse uma dica de estética facial ou a última dieta de Beverly Hills. Não havia o menor tom de malícia no texto, como haveria, por exemplo, se fosse um texto da Playboy dando dicas a homens como burlar a vigilância da namorada ou coisa parecida. A coisa era tratada como se fosse um direito adquirido (ou será adiquirido?) das mulheres usarem os homens como bem entendessem e melhor lhe aprouvessem para atingir os seus objetivos mais imediatos. Se o homem-arroz que a foi buscar em casa de carro pra levar pro barzinho da moda estiver interessado nela, tanto melhor para ela e tanto pior para ele. Ele que se exploda. Afinal, as mulheres já são tão historicamente oprimidas e cheias de desvantagens, que têm mais é que aproveitar as poucas vantagens do seu gênero, como mais ou menos dizia a Marquesa de Merteuil à sua pupila em "Ligações Perigosas". O texto do site de dicas não era implicitamente imoral, como seria o da Playboy; era explicitamente amoral.
Aliás, que fique claro que eu estou me referindo ao texto em si, não estou generalizando essa amoralidade a todas as mulheres, e nem estou dizendo que as mulheres não possam ter amigos que as acompanhem. Diga-se também a favor delas que geralmente elegem um amigo gay como o arroz oficial. Mas o fato do texto existir naqueles termos, e num site de enorme circulação como o Terra, reforça a minha tese, creio que aqui já exposta, que a astrologia atrai mais as mulheres por ser uma religião sem pecados e sem prestação de contas. A religião tradicional diz: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", que traduzindo, quer dizer: não faça com os outros aquilo que você não quer que façam com você. Aí vem a religião pagã e diz: "Você que é de Capricórnio, se for inteligente e esperta, e se souber usar a sua natural sedução, terá hoje grandes chances de encontrar o eterno amor da sua vida."
Convenhamos, a tentação é enorme.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Engraçado, eu nunca pensei por esse lado. Pelo contrário, todas as vezes que calhava de ir pra festinha acompanhada de amigo, dava um jeito de sumir de perto dele pra não "queimar meu filme". Não porque fosse feio, mas pra não parecer que estava acompanhada. Bizarro pensar o contrário. Quanto aos amigos gays, a diversão é poder competir pra ver quem rebola mais, e quem consegue chamar mais atenção do gatinho na pista, seja ele hetero ou gay. Ahhhhh, bons tempos!!! ;)
Agora eu juro que não entendi o que tem a ver essa história de homem-arroz com horóscopo, paganismo e etc?!!!! Juro que não peguei.

bj

5:49 PM, agosto 30, 2006  
Blogger Blogart said...

Não é o homem-arroz, é a sem-cerimônia com a qual o site dá a dica. Ou seja, a mulher finge que quer ir com o sujeito para a festa, mas na verdade ela está querendo subir a cotação das ações dela na bolsa de valores. Tem a ver com paganismo é o amoralismo da coisa, não existe o menor indício de dor na consciência por estar usando o próximo para propósitos terceiros não declarados. Amoralismo é típico do paganismo, como por exemplo, sacrificar crianças aos ídolos de pedra para que a colheita seja mais farta, etc. O horóscopo foi provocação minha, porque eu digo que a astrologia é uma religião pagã, pois baseia-se numa ordem universal sem um Deus ordenador. Politeísmo dos astros, que foi desfalcado agora do deus Plutão.

9:18 PM, agosto 30, 2006  
Blogger Mandrey said...

Eu só aceito ser arroz pra sair com amiga que adora sushi, afinal, o apressado come cru - nem que seja o peixe - e comer com pauzinho é comigo mesmo!!!

9:09 AM, agosto 31, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Arroz é sempre prato principal na Tailândia. :)

10:17 PM, agosto 31, 2006  
Blogger Blogart said...

Então vai ver que os acompanhantes acessórios lá se chamam homens filé mignon...:P

1:57 AM, setembro 01, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Não gosto de arroz mas adoro ler isso daqui! Adoro bajular meu irmãozinho lindo fofo querido que não é arroz de festa e tem os olhos azuis mais brilhantes que um cristalzinho de OMO CORES! Ele é um fofo! Um miguxo! kkkkk

- Diz, boy! Corrige "as mulheres não possam ter amigos que AS acompanhem."
E não me chama de "PAIN IN THE ASS" só pq gosto de corrigir e ODEIO arroz!!!

Concordo com a moça aí de ribas que mandou bem! Amigo meu me agarrando num fuá é PURA queimação de filme!!! Amigo gay é show de concorrência e é total queima-filme (nos 9 sentidos!) pô!;-))

Essa "NOVA TENDÊNCIA" (arghhh!) de ter um 'homem-arroz' só pega porque os carinhas sabem que são candidatos à rice-men mas tão é a fim do RISOTO!!!

FIGURAÇÃO SÓ FAZ QUEM QUER, capisce?!

5:36 PM, setembro 03, 2006  
Blogger Blogart said...

Thanks, dessa vez foi lapso de digitação mesmo. Odeia arroz? Só se for de agora, quando a gente era criança, que eu me lembre, você gostava.

Mas acho que não me fiz entender, ou as mulheres desse blog estão mentindo descaradamente. Os candidatos à rice-men que estão a fim do risoto não estariam candidatos se não lhes fosse dada alguma esperança que o risoto iria sair da panela para o prato dele. Mas isso não vem ao caso, o que me espantou e me fez escrever o post foi a sem-cerimônia com a qual a jornalista do site Terra instruiu as caras leitoras a usarem os amigos para parecerem interessantes como se tivessem despachando uma receita de bolo. O fato em si é ínfimo, ora, se todos os problemas do mundo fossem esse. O que me causou espécie, repito, foi a amoralidade do texto. Não me causaria espécie se fosse, por exemplo, um texto picante e bem-humorado ensinando a comer o marido gostosão da vizinha, pois aí estaria claro o fator transgressão. A força da lei é o pecado, capisce?

12:46 PM, setembro 08, 2006  
Blogger Extemporânea said...

Sabe qual é o problema?
Essa mania de ir de prato pincipal.
Não estou falando de gênero, mas de pessoas.
Gente!
Vamos viver outras experiências?
Fica monótono demais essa hist´ria de ser... delicioso, apetitoso, quente! Ai...isso cansa gente!
Como dizia minha mãe:" vamos, venhamos e convenhamos!
Hiii...já meti a mãe no meio, impressionante!
Mas valeu, eu ter tido a mesma dúvida . Penetrei no teu universo e gostei bastante!
Prazer!

10:06 PM, outubro 27, 2009  

Postar um comentário

<< Home