terça-feira, janeiro 3

BE THERE OR BE SQUARE

Nos últimos dias do ano que passou, ou seja, semana passada, conduzi mais uma pesquisa de campo, desta feita para tentar descobrir como, quando, onde e porque as mulheres começaram a cortar a ponta das unhas quadradas. A recepcionista da redação disse que não se lembra exatamente quando, mas lembra que resistiu bravamente, até que cedeu, e agora não consegue mais cortar redonda. Disse que era até melhor pra digitar. Ao que Andréa Miranda, notória usuária das quadradas de longa data e longas unhas, retorquiu motejando que não fazia diferença, que as datilógrafas antigas sempre as usaram redondas e nunca reclamaram nem nunca se soube se interferiu na performance delas. Isso derrubou o argumento utilitarista e pragmático da recepcionista, que se fosse designer como Andréa, seria certamente fiel defensora da filosofia Bauhaus. Consuelo, designer infografista, disse que lembra que começou a cortar assim no final da década de 80 ou início da de 90. Elis, minha sobrinha, já se preocupava em cortá-las rigorosamente quadradas desde que morava em Fortaleza, o que confirma a informação de Consuelo, que a coisa já vem rolando faz um certo tempo, e adiciona uma outra, que já se alastrou pelo mundo inteiro. Mas aparentemente os diferentes cortes não configuram uma distinção de classes, ou se configuraram no início, agora liberou geral. Andréa disse que Nara, outra designer infografista que trabalha na Editoria de Artes, as corta redondas, porque segundo ela a diagramação anatômica do seu dedo não comporta um corte quadrado. Ou seja, trata-se agora apenas de gosto pessoal, porque se cortar redonda fosse sinal de mau gosto ou de breguice, ou sinalizasse claramente para uma classe mais baixa, Nara cortaria os próprios dedos mas não usaria as unhas redondas. Resta saber de onde veio a ordem pra primeira mulher cortar de modo quadrado, e a partir daí se alastrar o novo perfil. Porque não é a mesma coisa que, digamos, pintar à francesinha, porque aí já pelo nome obviamente sabemos que a moda veio das atrizes pornô norte-americanas. É provável que nunca venhamos a saber quem iniciou a moda das unhas de pontas quadradas , mas, cá pra nós, duvido muito que tenha sido uma manicure. Pra durar tanto tempo, isso deve ter sido coisa de cabelereiro metido a estilista.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A minha é quadrada. Também foi assim, nunca tive quadrada, até que uma vez a manicure sugeriu. A quadrada alonga a unha, podes crer. E tem a vantagem mágica: se quebrar a pontinha, ainda tem jeito, ela pode voltar a ser redonda. Redonda quebrando a pontinha, ferrou.
Espero ter lhe ajudado nessa crise estética-existencial primeira de 2006. mas acho que tu tá precisando arrumar uma namoradinha.

10:13 AM, janeiro 03, 2006  
Blogger Blogart said...

Tou sim, agora posso, agora que acabei o Morte e Vida. Mas depois que tu quebraste o meu coração nunca mais fui capaz de amar um outro alguém.

8:20 PM, janeiro 03, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nuoooooossa! Quem ouve até acredita!!!! Inté parece.

8:39 PM, janeiro 03, 2006  
Blogger Blogart said...

Depois que quebraste o meu coração, nunca mais fui capaz de amar um outro alguém...

Pode até não ser verdade, mas que dá uma puta música de Reginaldo Rossi, lá isso dá.

Doce ilusão achares que o fato de eu arranjar uma namorada vai arrefecer meu ímpeto de investigar as inutilidades:
"O supérfluo é muito necessário." (Voltaire)

Tá vendo? A manicure sugeriu. Isso cheira a conspiração internacional.

11:40 AM, janeiro 04, 2006  

Postar um comentário

<< Home