sábado, junho 3

POESIA CONCRETA

Passei o último fim-de-semana em São Paulo. Fui só passar o fim-de-semana mesmo, sem nenhum compromisso agendado. A única coisa que eu iria fazer, se desse, era ver um oratório de Haydn. Deu. Depois fiquei a boreste na cidade, caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento. Parafraseando o que Camus disse no seu "Diário de Viagem" a respeito do Recife, positivamente gosto de São Paulo. Confesso que não foi amor à primeira vista, sempre que ia lá tinha algo a fazer ou algum lugar pra ir, como aliás quase todo mundo que vai lá. Mas dessa vez fiz questão de ficar à deriva. Me hospedei bem no centro da cidade, pra me impregnar da verdadeira atmosfera. Durante o dia saía andando a esmo, fuçando em tudo que era de sebo de livros e de cds. À noite me encapotava num casaco e ia andando pra onde o nariz apontasse, entrando aleatoriamente em metrôs os quais eu não fazia idéia pra onde iam. Ia parar em algum subúrbio distante e pobre, e depois voltava pra imponente Avenida Paulista. As pessoas me pareciam tranqüilas e felizes tanto em um como na outra. Casais de namorados passeavam de mãos dadas de madrugada, sem ligar a mínima pro terrorismo do PCC. À Marlene Dietrich é atribuída a frase: "Rio é uma beleza; São Paulo é uma cidade". O Rio foi feito para turistas, quando se deixa a Baía da Guanabara e se visita um subúrbio, é como se estivéssemos bisbilhotando por trás dos bastidores de um teatro. São Paulo não tem acidentes geográficos, lá tudo é cidade. Orgia geométrica de dia, orgia luminosa de noite. São Paulo, assim como Nova York, é uma cidade que não tem dono. Paulo Francis dizia que desconfie de alguém de quem se diz que abalou em Nova York. Ninguém abala Nova York. Você pode no máximo fazer algum sucesso em determinado setor de Nova York. O assunto principal de Nova York é a própria Nova York. Assim como São Paulo.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não dá pra lamentar o vácuo em nossa comunicação diante disso: eu e Kiko tbm estávamos em SP nas memas datas que vc e lamentamos q nossos amigos lá ficasses brincando de ostras dentro de casa enquanto passeávamos. Teria sido uma delícia encontrarmos vc por lá.
O Rio é realmente lindo, mas SP é a minha preferida.
Bjo grande!

6:48 PM, junho 03, 2006  
Blogger Blogart said...

Eita!!! Num cridito!!!

9:24 PM, junho 03, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marlene Dietrich???
Eu hein. Se inspirou na citação:o)

Sao Paulo é maneiro, São Paulo é legal...mas vamos falar sério, né?

9:19 PM, junho 04, 2006  
Blogger Blogart said...

Eu vi na Internet. Não acreditei muito, por isso disse "atribuído a...". Falar nisso, sábado estarei aí na tua terrinha. Prepara-te.

4:51 AM, junho 05, 2006  
Blogger Blogart said...

Hmmm...Mardy, I felt a disturbance in the Force! Don't get so uptight, dear, I was talking about both cities as a SCENARY. About the people, you know, I stand on my position... I love you guys way much more!

11:15 AM, junho 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É isso mesmo que o Blogado falou, Mardoux, me referia à cidade em si, não às pessoas ou estilo de vida. Até pq, adoro meus amigos paulistanos, mas paulista é chato, por princípio! hehehe...
By the way... longe de mim desdenhar do RJ ou de outras cidades igualmente belas que tbm gosto demais.
Bjo.

1:19 PM, junho 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

inveja.

9:59 PM, junho 07, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Aêeeeeeeeeeee! Vens pra cá fazer o quê? Vadiar???

Eu também amo meus amigos paulistanos, principalmente aqueles que preferem (e dizem) morar no RJ do que em SP. Já tive meus momentos de desprezo, mas confesso que também gosto de passear lá por aquelas bandas, sempre tendo em mente que vou voltar :-)

Minha irmã tem uma camiseta que diz "Os cariocas saúdam Sào Paulo por seus 450...quilômetros de distância!". Coisas de carioca. Nhé.

9:48 AM, junho 08, 2006  
Blogger Blogart said...

Vadiar e fotografar túmulos. Hahahaha! Essa tu me contou ao vivo e a cores lá no barzinho da Voluntários do Botafogo...!

12:07 PM, junho 13, 2006  

Postar um comentário

<< Home