sexta-feira, maio 26

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

Quando o jornal era na rua do Imperador, tinha um louco que morava debaixo de uma marquise de um hotel abandonado bem em frente à portaria. Toda vez que ele me via, invariavelmente me pedia um real. Aconteceu certo dia de eu estar atrasado ou irritado, ou ambos, e não dei o tal real. Alguns dias depois, quando passei por ele, fez cara de amuado e não me pediu nada. Fiquei com pena e disse: "-Olha, toma aqui o teu real." E ele: "-Quero esse não. Eu quero aquele que você não me deu."
Achei a resposta engraçadíssima, e repeti a anedota pros meus colegas da redação. Mas depois, refletindo, me dei conta da profundidade filosófica da coisa. Só um louco poderia dar uma resposta tão absurdamente sublime. Ele resumiu aí, sem querer, toda a inquietação e insatisfação da condição humana. Tudo o que queremos da vida é aquele real que ela não nos deu. Aquele grande amor da infância ou adolescência que, claro, foi frustrado, passamos o resto da vida a exigir que o destino nos devolva. Elvis quando era criança ficou em segundo lugar num concurso de canto na escola. É provável que ele tenha passado o resto da vida tentando ganhar esse concurso, e terminou se transformando em um mito e em um deus. Ninguém me tira da cabeça que o Brasil só é penta, e daqui a um mês provavelmente será hexa, porque perdeu a Copa de 50 dentro de casa. Se tivesse ganho, seria no máximo bi, como a Argentina. Estamos até hoje numa eterna prorrogação tentando virar aquele jogo dentro do Maracanã. Entendeu agora, Dona Vida, porque sou um eterno insatisfeito? Não importa o que você me dê; escutai os loucos das marquises: eu quero aquilo que você não me deu.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ABALOU! ARRASOU! FECHOU!
Adorei isto!
:)))
bjs

5:07 PM, maio 26, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Me too... sometimes! ;)
Como já disse a Bia, brilhante o texto, Manchado!
Bjo!

6:50 PM, junho 01, 2006  
Blogger Blogart said...

Bia, só faltou dizer: "me amassa, que eu tou passada...!" Beijão pra tu, sumida!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lilly, vindo de você, o elogio vale o triplo! :***********

6:14 AM, junho 03, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Agora vc quem vai ter q me "tirar do teto a vassouradas"! ;) rs...
Cheiro!

6:49 PM, junho 03, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu ia dizer ME TOO... mas já foi dito. Então faço eco...

1:03 PM, junho 19, 2006  

Postar um comentário

<< Home