terça-feira, agosto 23

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

Leio no blog de Cris um post surrupiado, o qual eu ressurrupio e posteio aqui. Uma cidadã de um outro blog formulou essas três leis da termodinâmica sentimental:

Lei primeira: Se valer a pena, não vai se interessar por mim.

Lei segunda: Se for cheio de problemas, feio, beber, fumar, não tiver emprego, nem dinheiro, um passado todo cheio de complicações, vai se apaixonar terrivelmente por mim.

Lei terceira: Se eu me apaixonar, pode ser feio, beber, fumar, não ter emprego, nem dinheiro, um passado todo cheio de complicações, que, ainda assim, mesmo em tese devendo agradecer a Deus pela única pessoa lúcida no mundo (eu) se interessar por ele, cagará solenemente na minha cabeça.

Nota-se que essa cidadã nunca leu "A Riqueza das Nações", de Adam Smith; "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", de Max Weber e "A Era da Incerteza", de John Kenneth Galbraith. Lido houvesse, resumiria tudo numa só lei:

Lei da oferta e da procura: aumentando a oferta, diminui a procura; diminuindo a oferta, aumenta a procura.

Toda mulher, desde a mais tenra infância, sabe institivamente que essa lei da economia é perfeitamente aplicável ao amor. E depois sou eu que sou prolixo.
Ao ler esse post, Madame Mardoux, do alto do seu Olimpo do Botafogo, sentenciou:

Que mané Weber! Mardoux, em sua santa sabedoria, formulou a LEI DO POMBO: cague na cabeça alheia e o alheio se apaixonará.

Ao que eu respondi que dá no mesmo, ao cagar na cabeça do alheio você está diminuindo temporariamente a oferta de afeto, o que fará a procura aumentar. Mas aparentemente a mulherada está se limitando em analisar apenas a arte da conquista propriamente dita, e se esquecendo do posteriori, mais ou menos como um cachorro que corre atrás de um pneu e quando o carro finalmente pára ele não sabe bem o que fazer com aquilo. A Lei da Oferta e da Procura vale até que a morte os separe. A própria Mme. Mardoux já me confidenciou que detesta homem babão, ou seja, paparicação em demasia a entedia ao ponto de vir a desprezar o que antes era objeto de desejo. Excesso de oferta faz cair os preços da mercadoria. Por outro lado, se esse mesmo homem babão botar um chifre em Mme. Mardoux, ela vai ficar muito puta da vida, mas vai se reapaixonar, porque houve um aumento de procura da sua mercadoria, o que fez subir as ações do babão no mercado. Tem muita gente que, para aquecer uma relação, simula uma alta das ações, ou seja, usa algum amigo ou amiga pra fazer ciuminho e manipular artificialmente para cima a sua cotação na bolsa de valores. Resumindo, temos uma infinidade de variáveis, exatamente como na economia, e o ideal é atingir um equilíbrio cambial na balança comercial, com lastro da moeda em poupança interna, crescimento sustentável do PIB e uma inflação controlada de no máximo uns 7% ao ano.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que mané Weber! Mardoux, em sua santa sabedoria, formulou a LEI DO POMBO: cague na cabeça alheia e o alheio se apaixonará.

5:18 PM, agosto 23, 2005  
Blogger Blogart said...

Sim, o que dá no mesmo: ao cagar na cabeça alheia, você está diminuindo a oferta de afeto, e consequentemente aumentando a procura do alheio por ele.

8:28 PM, agosto 23, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Extended post? nao vale nao!

9:46 AM, agosto 24, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Taqueopariu! Agora só falta vc falar que eu tenho joanete!

Mantenha os posts sem citar nomes, hum? Enquanto eu, por aqui, sustento a teoria do pombo. Não que vc esteja errado, mas a questão do posteriori é tãaaaaao mais complicada, que eu diria se tratar de princípios da economia quântica. Isto é, impossível de se compreender. (mas sempre há a opção RC - que tudo mais vá pro inferno, etc)

9:49 AM, agosto 24, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Tu devia ser colunista no lugar de vc sabe quem. :P

Danado mesmo é a mão invisível passada na derrière do nosso investimento. Os interesses individuais sempre terminam por beneficiar o olho gordo do coletivo. hehe

10:35 AM, agosto 24, 2005  
Blogger Blogart said...

HAHAHAH! Joanete eu não sabia. Mas Mardy, tu não és apenas um nome, tu és uma instituição. Opção RC é a solução final.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Bia, as muitas cartas à redação te fazem delirar.

3:36 PM, agosto 24, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Tô me sentindo a rainha da cocadinha-preta. Mas QUEM ME DERA se eu fizesse alguma, umazinha que fosse, das coisas que eu te digo, hehe.

Eu tenho joanete sim, mas eu gosto dele e ele nunca me fez mal algum. Pelo contrário, já arrumei pretendente pelo pé. Mas isso é outra história...(que eu acho que já te contei tb, né? Fazer o quê...)

3:55 PM, agosto 24, 2005  
Blogger Blogart said...

Contou sim, e além do mais eu vi teu pé quando vieste pra Olinda, e sou tarado nele até hoje. Joanete é o que mesmo?

4:59 PM, agosto 24, 2005  
Anonymous Anônimo said...

MENTIRA que não viu meu pé mesmo! (Ou se viu, não lembra). Joanete é aquele ossinho que fica do lado do dedão do pé, fazendo como um calo.

9:15 AM, agosto 25, 2005  
Blogger Blogart said...

Claro que vi. Quando estávamos comendo macaxeira com carne de sol na Matias de Albuquerque, perto da Rua Nova e da Dantas Barreto. Eu até elogiei e você me disse que um cara na faculdade perguntou se podia beijar seu pé. Que faculdade foi essa, aí no Rio ou aqui na UFPE?

3:04 PM, agosto 25, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Eu nego tudo!!! hahahahahahha
(Vai ter memória de elefante assim no zoológico).

3:51 PM, agosto 25, 2005  
Blogger Blogart said...

Eu nunca esqueço de nenhum detalhe das minhas eternas paixões.

11:38 PM, agosto 26, 2005  

Postar um comentário

<< Home