segunda-feira, agosto 15

W&W´s

Ontem eu estava precisando de uma massagem nos olhos e fui ver Jenny Connie (já somos íntimos faz tempo, desde a cena do gramofone em "Era Uma Vez Na América") no sombrio, em todos os sentidos, "Água Negra" de Waltinho Salles. Por que não "Águas Turvas"? Sei lá, só sei que o filme não é ruim. Por eliminação, pode-se dizer que é bom. Pode ser também que, como eu fui ao cinema sem nenhuma expectativa a não ser passar duas horas paquerando Jennifer Connely, me deliciando com suas sobrancelhas espessas e negras e seu nariz de pinóquia, a coisa toda me pegou de surpresa. O fato é que numa determinada hora, a qual eu não vou nem sugerir pra não estragar, me passou um arrepio no corpo todo, como uma descarga elétrica, e demorou um pouquinho pra sair. Fazia tempo que eu não sentia isso no cinema, a última vez foi com "O Exorcista", em 1975. Waltinho se garantiu, conseguiu fazer um filme de terror sem descambar para o ridículo, e fez um filme sobre afeto familiar sem ser excessivamente piegas. Usou a aura frágil de Jennifer com sobriedade e competência, numa iluminação pra lá de claustrofóbica. Não é nenhum "O Iluminado", mas está bem distante de "Pânico". É mainstream, é roliúde com filtro, mas é mais que pipoca. É M&M´s.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Poxa, mas Pânico não é nenhum filme de terror pra se levar a sério...Eu não sei, não me deu vontade de ver esse aí da água preta, mas na verdade eu nem sei do que se trata. Outro dia vi o Exorcista pela primeira vez e fiquei com váarias dúvidas. Mas vou ter que ver de novo pra reformular e te perguntar.

9:54 AM, agosto 16, 2005  
Blogger Blogart said...

Foi o que eu quis dizer, o Iluminado é um filme de terror muito bom e Pânico um filme de terror muito ruim. Dúvidas em o Exorcista? Sim, foi a menina possessa que matou o cineasta Burke Dennings torcendo o pescoço dele e jogando-o pela janela do quarto. Foi por isso que o detetive levou uma amostra das esculturas de Reagan, porque achou resíduos de tinta nas mãos de Dennings. Não me ocorre nenhuma outra dúvida que o filme possa suscitar.

3:27 PM, agosto 16, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Naaaaaaaaaaaaaaaaaahm. Eu quis dizer que Pânico não é filme de terror, e sim uma comedia teen com algumas pitadas de sangue e silicone. Outra coisa. Que eu até acho que tem seu valor. Mas aí vão os americanos e brincam com a brincadeira, e fazem aquela coisa horrível que se chamou "Todo mundo em pânico"(em português). Não sei o nome original. Mas é uma bomba, anyway.

Frases curtas, tô imitando o style RainWoman. hehe. besos pros dois.

4:13 PM, agosto 17, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Naaaaaaaaaaaaaaaaaahm. Eu quis dizer que Pânico não é filme de terror, e sim uma comedia teen com algumas pitadas de sangue e silicone. Outra coisa. Que eu até acho que tem seu valor. Mas aí vão os americanos e brincam com a brincadeira, e fazem aquela coisa horrível que se chamou "Todo mundo em pânico"(em português). Não sei o nome original. Mas é uma bomba, anyway.

Frases curtas, tô imitando o style RainWoman. hehe. besos pros dois.

4:13 PM, agosto 17, 2005  
Blogger Blogart said...

É, Pânico é aquele da máscara tristonha mesmo, Scream para os íntimos. o "Todo Mundo Em Pânico" é "Another Scary Movie".
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Style Rainwoman é o que há.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Que porra é essa, Lewis? Debbie, eu num sei de onde surgiu essa alma sebosa não.

5:34 PM, agosto 17, 2005  
Anonymous Anônimo said...

AFINAL DE CONTAS, DE UMA VEZ POR TODAS: o que significa exatamente (etimologia, please) a expressão ALMA SEBOSA?

Pô...enfraqueceu.

10:51 AM, agosto 18, 2005  
Anonymous Anônimo said...

adorei o post. :-)
RApaz, a Jennifer Connely é linda. Pãtz.
ASsiste Requiem para um Sonho. Ela tá novinha....

11:02 AM, agosto 18, 2005  
Blogger Blogart said...

Foxy Lady, sweet little troublemaker: alma sebosa significa greasy soul, tendeu? Dexaver um equivalente em carioquês... hum... alguma coisa perto de sangue ruim, as opposed to sangue bom, got it?

3:12 PM, agosto 18, 2005  
Blogger Blogart said...

Enfraqueceu? UQ?

3:13 PM, agosto 18, 2005  
Blogger Blogart said...

Mais novinha que em "Era Uma Vez Na América?" Então a mãe dela tinha acabado de sair da sala de parto.

3:14 PM, agosto 18, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Ok, eu entendi o significado! Só queria saber de onde veio isso?!

3:40 PM, agosto 18, 2005  
Blogger Blogart said...

De onde mais? dos morros e favelas, dos mangues e das palafitas. Do jeito que tem gente de alma limpa, também tem gente de alma suja, ou seja, sebosa, termo originalmente surgido pra designar um marginal, um criminoso ou traficante. ainda se diz hoje em dia: "Óa, fica ligado, aquele cara quem vem ali parece que é alma", uma corruptela de alma sebosa. Ou seja, pisa no acelerador que lá vem um assaltante. Tem até um filme que fizeram por aqui que é o "Rap do Pequeno Príncipe contra a Alma Sebosa", o termo já escalou seu lugar na classe média. Mas é também sinônimo de um cara extremamente mala, mais mala que o normal, pessoa inconveniente demais além da conta, etc. Issaí.

8:47 PM, agosto 19, 2005  

Postar um comentário

<< Home