quinta-feira, maio 12

O SEXO DOS ANJOS

Atendendo a milhares de pedidos das fãs, viemos através desta explicar o inexplicado do post “lolitas”. Negossiguinte: esqueçamos por enquanto a idade cronológica das senhoritas em questão, aspecto jurídico irrelevante à nossa comparação dos dois filmes em si, cujo tema em comum é o arquétipo platônico de pureza e ingenuidade das supracitadas senhoritas, provocando fascínio e ardente atração sexual em homens mais velhos.
Isto posto, quando eu disse que “Lolita” é o filme menos pedófilo que existe, usei o mesmo raciocínio que usaria pra dizer que “Atração Fatal” é o filme mais “adulterófobo” que existe. Stanley Kubrick, e depois Adrian Lyne, optaram, aparentemente, por usar a linha narrativa do romance original, suponho, nunca li Nabokov. O mundo nos chega através dos olhos do protagonista, nós vemos só o que ele vê, e as tramas paralelas são desvendadas para nós ao mesmo tempo em que é para ele, o mesmo recurso que Roman Polansky usou para nos aterrorizar com o seu kafkiano “O Bebê de Rosemary”.
“Lolita” nos traz más notícias do front da pedofilia. A ninfa pura e ingênua é na verdade uma megera maquiavélica que não liga a mínima para ninguém, uma escrota que participa de orgias com pervertidos, usa a sua aura de inocência para manipular os amantes em prol dos seus pequenos e mesquinhos interesses e termina destruindo a ambos. O cara sai do cinema com vontade de transar com a própria avó.

Já Billy Wilder faz o trajeto oposto com Marylin em “O Pecado Mora Ao Lado”. O mulherão fatal de curvas estonteantes exalando sensualidade por todos os poros é na verdade uma criança pura e ingênua, que não consegue entender porque os homens não param de pular em cima dela, molha a batata frita na champanhe, realmente acha que Tom Ewe está interessado nas “texturas” da foto dela de bikini e se vemos as pernas dela acima do joelho (uau!) no meio da rua é porque ela quer se refrescar com o ventinho do subway. Em nenhum momento do filme Marylin demonstra estar a par da existência de uma coisa chamada Sexo, enquanto Tom não pensa noutra coisa, sendo impedido de ir às vias de fato só pela própria fidelidade, que Marylin acha “ellegant”, mas que o filme torna ridícula e caricatural. O filme de Wilder nos diz que é bom e excitante fazer sexo com um ser angelical que não se importa muito com sexo. Marylin, cuja personagem nem precisou de um nome, é a lolita que Hubert procurava, só que errou de filme. Se eu fosse fundar uma seita de pedófilos, eu faria proselitismo com “O Pecado Mora Ao Lado” e baniria “Lolita”.

10 Comments:

Blogger Rainman Raymond said...

Não sei o que ocorre com Nabokov, ou suspeito mas acho melhor não dizer, que ele parece ter sido extremamente corneado massacrado pisado torturado pelas mulheres, será?, num sei, às vezes é exatamente o contrário, o caso é que depois de Lolita eu li um outro dele, Riso no Escuro, acho que era esse o nome, e a moça da trama era extremamente filhadaputa também. Klein explica?

(eu sou muito viciada em vírgulas, desculpe)

2:11 PM, maio 12, 2005  
Blogger Blogart said...

Realmente não faço idéia, Rain, não sou muito familiarizado com os detalhes da biografia de Nabokov. Como tu falou, talvez seja exatamente o contrário. Nunca devemos confundir o autor com a sua obra. Machado de Assis era feliz no casamento, mas escreveu Dom Casmurro.
Viciada em vírgulas? Que cousa! Eu sou viciado em café.

3:08 PM, maio 12, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Tendi. You got a point. Agora conta a verdade, quantas vezes vc já viu esse filme, hein?????? E concerto no.2, quantas vezes já ouviu?

Tô com a mão coçando pra voltar pro blog. Mas me falta material.

3:45 PM, maio 12, 2005  
Blogger Blogart said...

Old Rachmaninov second concerto...it never fails!
Falta material não senhora. Impossível.

4:29 PM, maio 12, 2005  
Anonymous Anônimo said...

É, desculpa esfarrapada a minha. Falta inspiração, talvez. Insiste mais que eu volto, hehe.

Vou rever o filme esse finde. O cd do concerto ainda tneho, com capinha desenhada e tudo, olha que orgulho!!!
beso

12:01 PM, maio 13, 2005  
Blogger Blogart said...

Vou fazer pior. Tou tentando botar os links dos blogs amigos aqui no template, e vou incluir o teu. Capinha desenhada e tudo, hehehe! By the way, hoje eu mando de todo jeito o teu kit Capitão Gancho. Foxy Lady entrou definitivamente para o repertório oficial, próximo cd estará inclusa. Nós estamos gostando tanto de tocá-la, que no show da amanhã os caras me obrigaram a tocar fogo no call-bell e fazer mungangas ritualísticas na hora do solo de guitarra. Reze pra eu não incendiar o bar.

12:21 PM, maio 13, 2005  
Blogger Blogart said...

Raingirl, eu li o teu blog pândego, finalmente! Era frescura do Maquintoxi.
Ei, como assim?!? Tu mora em Recife? Tu botou a foto do meu jornal do rio da minha rua que eu vejo da minha janela cheio de baronesas? Como assim emprego em Timbaúba?!? Eu NASCI em Timbaúba! No wonder tu pensou que me conhecia...

9:23 PM, maio 13, 2005  
Blogger Rainman Raymond said...

Moro, moro em Recife, aqui na Madalena, ou é Torre; moro aqui faz 10 anos e ainda num sei se é Madalena ou Torre. Tenho toda uma história-infância em Timbaúba, que passei férias lá já umas tantas vezes, mas mesmo antes disso, foi indo pra Timbaúba no balancê do ônibus que minha mãe refletiu e refletiu novamente e chegou à conclusão de que provavelmente estava grávida (de mim, compreendeu?) e tudo isso e... Mas o emprego em Timbaúba acabou não rolando. Apesar de toda a simpatia nutrida por mim.

Morar na Rua da Aurora já vale muito, só pelo nome.

- Tu mora onde?
- Na Aurora.

Uia!

E eu nem vi as baronesas de perto, assim na vida real. :(

12:18 PM, maio 14, 2005  
Blogger Blogart said...

Mas que coisa! Eu sei até o nome da empresa de ônibus que tua mãe refletiu sobre tua futura existência, e, vindo a existir, tu ias passar as férias lá em Timba: 1002.
Isso, Aurora é um deleite até no nome. Sai daí da Madatorre e vem morar aqui comigo, semi-conterrânea!

5:51 AM, maio 15, 2005  
Blogger Blogart said...

Foxy Lady foi devidamente incendiada e registrada em vídeo. Que conste nos autos e lavre-se a sentença.

5:54 AM, maio 15, 2005  

Postar um comentário

<< Home