quarta-feira, maio 11

MOMENTO DISCOVERY

“Era um simples gracejo; disse-o, todavia, ao Quincas Borba, que olhou para mim com uma certa cautela e pena, levando a sua bondade a comunicar-me que eu estava doido. Ri-me a princípio; mas a nobre convicção do filósofo incutiu-me certo medo. A única objeção contra a palavra do Quincas Borba é que não me sentia doido, mas não tendo geralmente os doidos outro conceito de si mesmos, tal objeção ficava sem valor”. Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, cap. CLIII.


Ainda outro dia li no disputadíssimo blog de Bia a sigla PIMBA, pra denominar os “Pseudo Intelectuais Metidos a Besta”. Ponderei no meu comentário que a rigor a sigla seria PIMAB, ou PIMB, se eliminarmos a preposição, embora PIMBA seja mais escrachado. Deixemos de preciosismos inúteis, de uma forma ou de outra o tema me remeteu imediatamente a um episódio das Memórias Póstumas, esse transcrito acima. Pois bem, calculei que não existe nenhum pseudo-intelectual metido a besta que se ache um PIMB, ou que se sinta um PIMB, os PIMBs são sempre os outros. Portanto, Bia, também tu podes ser uma PIMB, e que as pessoas sentadas pelo chão do Festival de Cinema também mentalmente caçoavam de ti, dizendo: “ali está uma PIMB, com aqueles óculos retangulares de aros pretos e aqueles cabelos na cintura repartidos ao meio a la anos 70. Quem ela pensa que é, Annie Hall?”

Quanto a mim, já eliminei esse dilema: tenho certeza absoluta que sou um PIMB, de carteirinha e crachá. Metido a besta eu sempre fui, e não é depois de velho que eu vou deixar de ser. Agora pseudo-intelectual é mais difícil de engolir e digerir. Fiquei definitivamente convicto que posso ser classificado também com essa primeira metade da sigla quando, numa mesa de bar, a filha de uma amigo meu, que eu vi criança e que tinha ido buscar o pai, me informou que a hiena não pertence à família dos canídeos. Como assim, eu sei tudo sobre hienas, tá maluca? Pois ela continuou implacável: não só não pertencem à família dos cães, como, na escala evolutiva, estão mais próximas dos felinos. Pronto, agora lascou de vez. Uma típica conversa sem pé nem cabeça de mesa de bar, mas que feriu profundamente meu orgulho de neo-darwinista-agnóstico-metafísico. Quando cheguei em casa fui direto checar na Internet (que humilhação!) e vi que era tudo verdade, e que as desgraçadas têm uma família só delas: hienídeos. Como pude ignorar uma coisa tão bombástica durante toda a minha vida? Concluí aterrorizado que eu não sei de tudo, e que mais coisas podem estar escondidas por aí, tão bombásticas quanto, e a respeito das quais ainda não faço a menor idéia. Eu até podia ouvir, na imensidão das savanas africanas, as gargalhadas das hienas, obviamente ululando umas para as outras que, na escala evolutiva, eu estava mais próximo da família das antas.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AHAHAHAHAHAAH Um post desaforado só para mim. Chamando-me de PIMBA e tudo. :Þ Falando até dos meus cabelos anos 70!!!!! :P

9:24 PM, maio 14, 2005  
Blogger Blogart said...

Tão pimbinha a bichinha que pensava que Woody tocava trompete!

5:36 AM, maio 15, 2005  

Postar um comentário

<< Home