segunda-feira, junho 13

ÓPERA COM GOSTINHO DE QUERO MAIS

Materinha a ser publicada no Caderno C de amanhã ou depois, que as diletas assinantes do Blogart recebem com exclusividade em primeira mão, versão na íntegra e sem cortes.


O que é que as pessoas faziam dia de domingo antes de inventarem o cinema e a televisão? Iam assistir ópera. Ópera era a novela das oito. Não é à toa que os americanos botaram o nome nas telenovelas de soap-opera, ou seja, uma ópera que tem anúncio de sabonete no intervalo, que ianque sabe ganhar dinheiro com tudo. Pois bem, a CORE, Companhia de Ópera do Recife, resolveu resgatar as origens populares da ópera com o simpático projeto "Ópera de Bolso", e para isso escolheu acertadamente obras do mais popular compositor de ópera de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart.
O negócio é o seguinte: em vez de simplesmente fazer uma tradicional sucessão de highlights de uma ópera qualquer, ou seja, pianista substitui orquestra, entra um tenor, canta uma ária bem conhecida, aplausos, depois entra uma soprano e canta outra, aplausos de novo, etc.; a CORE faz uma espécie de trailer da ópera, com começo, meio e fim, e a trama sendo explicada por um narrador em off e com legenda em português projetada num telão. Dessa forma eles conseguem enxugar uma ópera de duas horas e meia pra apenas uma hora, sem perder o fio da meada nem prejuízo do espírito da obra como um todo. E começando não às oito da noite, mas às cinco da tarde, pra se ter tempo de jantar fora depois e ainda ir pro cinema ou assistir o Fantástico. A receita funcionou. Foram cinco apresentações de "As Bodas de Fígaro" no Teatro Capiba do SESC de Casa Amarela, um teatro igualmente de bolso feito sob medida para o projeto, aconchegante e bem cuidado. E como os cantores são todos mozartianos leves, a estrutura compacta do teatro permite que eles se concentrem menos na projeção da voz e mais no papel em si, ficando totalmente à vontade pra fazer mil e uma estripulias no palco sem perder o fôlego. A CORE leva a questão de ópera cômica a sério: se é cômica é pra gargalhar mesmo de verdade, não é pra dar aquele"risinho-pedante-de-canto-de-boca-de-entendido-de-ópera". E para isso conta com a hilariante atuação do barítono Wellington Moura (já conhecido do público da montagem do "Elixir do Amor", também da CORE, em 2004), acumulando os papéis do Conde e de Fígaro, e de Patrícia Botelho, que faz uma sapequíssima criada Suzanna de voz cristalina, e o senso de humor com um timing perfeito dos dois no palco produz uma química irresistível. No papel da Condessa tivemos Carmélia Santos, e acumulando Cherubino e Marcellina, Elizete Galvão, ambas professoras de canto lírico do Seminário Batista e do Conservatório. O professor de canto Basílio, no caso personagem das "Bodas", ficou a cargo de Jefferson Bento. Como se vê, o elenco também cabe num fusca. No piano de cauda tivemos o caudaloso Jethro Rodrigues, infalível e agilíssimo co-repetidor ( "Voi Che Sapete" não é um pouquinho mais lenta não? Cherubino parecia que ia tirar o pai da forca ), e que às vezes, coitado, é também arrastado aos trancos e barrancos no rolo compressor da trama. A direção de cena é de Márcio Rodrigues, quetambém encarna o papel do tal narrador em off.
Se você perdeu essas apresentações porque ficou vendo videocassetadas, ainda tem uma chance: o grupo foi convidado para montar o espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, bem ali, um pulo. Próxima "Ópera de Bolso" no Recife será nada menos que "DonGiovanni", ópera das óperas de Mozart, e excelente oportunidade para patrocinadores fazerem marketing cultural atrelando o nome de sua empresa ao espetáculo. E nem precisa ser fabricante de sabonete. A coisa parece que já está no forno, chegaram a apresentar o barítono que vai fazer o impagável Leporello ao público nessa saideira das"Bodas", num bate-papo informal depois do espetáculo.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quero só ver se esta matéria vai sair desse jeito. :P

1:32 PM, junho 13, 2005  
Blogger Blogart said...

Já tá na página, só tiraram o "Fantástico" E botaram "televisão".

5:16 PM, junho 13, 2005  
Blogger Blogart said...

Ih, agora que tou vendo, eu botei uma versão mais revisada aqui no blog do que a que vai sair amanhã na página 5. A daqui tá com menos texto!

5:42 PM, junho 13, 2005  

Postar um comentário

<< Home